BRICS vai integrar mais seis países

O grupo de economias emergentes (BRICS) anunciou, esta quinta-feira, a adesão da Argentina, Egipto, Etiópia, Irão, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

“Decidimos convidar a República da Argentina, a República Árabe do Egito, a República Federal da Etiópia, a República Islâmica do Irão, o Reino da Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos, para serem membros de pleno direito, efectivo a partir de 01 de Janeiro de 2024”, disse o Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.

Cyril Ramaphosa falava falava em conferência de imprensa sobre o resultado das deliberações da 15.ª cimeira de Chefes de Estado e de Governo do BRICS, que termina hoje em Joanesburgo.

Com a entrada da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Irão, o bloco de economias emergentes passa também a representar seis dos nove maiores produtores de petróleo do mundo, juntamente com a Rússia, China e Brasil.

A Arábia Saudita é o segundo maior produtor de petróleo do mundo, depois dos Estados Unidos, com uma produção média diária estimada em 11 milhões de barris e 17% das reservas mundiais, segundo dados divulgados em julho por operadores ligados ao sector.

O bloco BRICS representa actualmente mais de 42% da produção mundial e deve mudar a economia mundial até 2030, sendo os maiores parceiros comerciais de África.

Na cimeira dos BRICS, que decorreu de 22 a 24 de Agosto, Brasil, Índia e África do Sul estiveram representados pelos respectivos Chefes de Estado. A Rússia, que também faz parte do grupo, esteve representada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergey Lavrov.

Fonte: (O País)

Relacionados

Leave a Comment