A morte subita de Yevgeny Prigozhin, líder do grupo Wagner

Ocorreu na noite de ontem na Rússia nas imediações de Moscovo, capital russa, um trágico acidente de aviação civil. O  avião privado seguia com seis passageiros e três tripulantes, matando todos os ocupantes. A lista de passageiros incluía Yevgeny Prigozhin, líder do grupo Wagner  que combateu ao lado da Rússia na Ucrânia e foi determinante na captura da pequena cidade de Bakhmut, o mesmo que liderou uma rebelião interna contra a principal cadeia de Comando Militar russa. Este incidente foi interpretado por Putin e pelos seus subordinados imediatos como uma afronta e traição. Não se sabe ao certo o que teria causado aquela queda, se seria um cenário de vingança do regime de Kremmlin ou outras causas. As autoridades russas investigam o caso.
Recorde-se que Prigozhin foi um dos maiores amigos e aliados do presidente Putin, entretanto teria se transformado num dos seus piores inimigos depois da rebelião contra o seu comando militar, embora sempre tenha declarado afecto e máximo respeito ao Presidente russo em meio a rebelião.
Um canal de Telegram ligado aos mercenários, Grey Zone, confirmou a referida morte e apelida-lhe “herói” e “verdadeiro patriota”. Alega que Yevgeny Prigozhin morreu em consequência das acções dos traidores da Rússia, embora sem fazer qualquer menção precisa. Tudo permanece em aberto, o tempo poderá confirmar se certamente terá morrido ou uma propagada para se retirar da terra o nome dele e continuar a viver em paz na sua nova vida após a rebelião. (F.Pelembe)

Relacionados

Leave a Comment