Na Cidade de Maputo, há escolas internacionais e congregações religiosas que dificultam a vacinação de crianças contra a poliomielite. Todavia, as autoridades de saúde afirmam que já alcançaram 89% da meta.
Benilde Cármen, chefe de quarteirão no bairro Chamanculo “A”, na Cidade de Maputo, sensibiliza pais e encarregados de educação para a vacinação dos seus filhos.
“As mães estão a aderir à vacinação e o processo está a correr muito bem. Estamos a gostar porque as crianças estarão protegidas”.
Este domingo é o último dos quatro dias reservados para vacinação contra a poliomielite a nível nacional. Prevê-se vacinar cerca de 20 milhões de crianças dos 0 aos 15 anos de idade.
A Cidade de Maputo enfrentou alguns constrangimentos.
“Algumas escolas internacionais mostraram alguma dificuldade para termos acesso aos seus pátios. Temos programadas algumas dessas escolas para fazermos a vacinação amanhã, que é considerado o dia da varredura. Tivemos dificuldades com algumas congregações religiosas, que também não aceitaram que pudéssemos fazer a vacinação nos seus recintos”, fez saber Alice de Abreu, vereadora de Saúde e Acção Social no Município de Maputo.
Ainda assim, os números até aqui alcançados são animadores.
“A meta de vacinação para a Cidade de Maputo é de um total de 673 142 crianças menores de 15 anos. Até ao dia de ontem, a Cidade de Maputo já tinha vacinado um total 598 209 crianças, o que corresponde a 89% da meta.
Dos sete distritos municipais, o Distrito Municipal KaNyaca é que apresenta menores resultados, sendo que kaMavota e kaMpfumo têm resultados satisfatórios.
Fonte : O País