A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, apelou à comunidade internacional para a conjugação de esforços e sinergias conducentes aos êxitos na protecção da criança em situação de conflitos armados.
“Os conflitos, a violência e o terrorismo são, sem dúvida, grandes desafios para a protecção da criança para os quais devemos unir esforços e sinergias, bem como trocar experiência visando a protecção daqueles que são o futuro das nossas nações” realçou Verónica Macamo, ao discursar em Oslo, capital da Noruega, na tarde de segunda-feira, dia 05 de Junho em curso, na Conferência sobre a Protecção de Criança em Situação de Conflito Armado.
No evento, Verónica Macamo informou que, no dia 12 de Fevereiro do presente ano, se assinalou o Dia da Mão Vermelha e que Moçambique se associou ao pedido, a todos os líderes políticos e militares, para deixarem de recrutar crianças para a guerra. “Moçambique juntou-se a este movimento porque acredita ser uma importante ferramenta de mobilização da consciência global sobre a importância da prevenção do recrutamento e uso da criança em conflitos armados” explicou.
A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação assegurou, na ocasião, que o Governo moçambicano está a envidar esforços para prevenir a violação dos direitos da criança e proteger toda a criança moçambicana, em particular as que se encontram nas zonas afectadas pelas acções dos terroristas.
A Conferência sobre a Protecção de Criança em Situação de Conflito Armado é co-organizada pelo Reino da Noruega, Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, o Gabinete do Representante Especial do Secretário-Geral para Crianças e Conflitos Armados e a União Africana, com o intuito de mobilizar a comunidade internacional a assumir compromissos para melhorar a protecção da criança afectada por guerras e conflitos.
Integram, na delegação da ministra Verónica Macamo, o embaixador de Moçambique no Reino da Noruega, Joel Sele; a directora para Organizações Internacionais e Conferências no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação; embaixadora Ana Nemba Uaiene e a directora nacional da Criança no Ministério dos Género, Mulher e Criança, Angélica José Magaia Fulano. Fonte: O Pais