Teresa Taimo lança “A mulher na defesa da pátria”

Efectuou-se na tarde ontem no clube militar da cidade de Maputo, o lançamento da obra “A mulher na defesa da pátria”, da autoria de Alferes Teresa Taimo.

O livro ora lançado, está dividido em cinco capítulos e tal como os outros livros já lançados pela autora, olha para a figura social, individual e colectiva da mulher moçambicana, sendo que neste há um olhar particular para figura desta na defesa da pátria.

“A mulher na defesa da pátria” teve como prefaciadora, a secretária executiva do observatório de Mulheres Quitéria Guiringane. A mesma afirma que o livro por si prefaciado é uma homenagem às mulheres de todos os sectores da sociedade que entregam a sua vida na defesa da pátria, “a obra é uma homenagem e celebração as mulheres que em todos os sectores da sociedade entregam as sua vidas na defesa da pátria, o que ilustra que a mulher assume um lugar determinante e que não pode continuar a ser nivelada”.

Quitéria, acrescenta que a diferenciação entre a mulher e o homem pode ser uma das razões para a luta das mulheres pela igualdade ou equidade de género, ao recorrer a um exemplo do exterior, “Na cerimónia de encerramento do curso de sargentos da polícia em Nhamatanda em 2021, pode-se ouvir o mestre de cerimónia a anunciar os prémios dos três estudantes com melhor desempenho, sendo, um fogão de forno para a mulher e um Laptop e viagem para os homens”, para autora esta deve ter sido a Razão pela qual, em 1821 Maria Quitéria de Jesus disfarçou-se de homem para ser aceite na luta pela independência do Brasil e se tornando-se a primeira mulher a fazer parte do Exército daquele país.

Por sua vez, a autora do livro optou por não falar sobre o ensaio literário e cingiu-se apenas em pedir que o livro seja lido e que se possa achar nele o papel da mulher na defesa da pátria, “Espero que leiam a obra, espero que encontrem nesta obra o verdadeiro sentido de responsabilidade da mulher na defesa da pátria, espero que encontrem nesta obra através das histórias narradas das mulheres que estão no teatro operacional norte [TON] ou daquelas que foram e passam um testemunho, que fique provado de uma vez por todas que nós mulheres na defesa da pátria temos coragem e abnegação. Estamos aqui por amor a pátria” disse Taímo.

O evento contou com a participação do observatório de Mulheres, Ministério da defesa nacional, estado maior general das FADM, Jorge Ferrão entre outras personalidades e instituições.

 

De: Custódio Persidónio Cossa

Relacionados

Leave a Comment