O governo reitera os esforços de construir uma estrada alternativa à Estrada Nacional Número Um (EN1), com objectivo de dinamizar a economia nacional, por meio de infra-estruturas rodoviárias que flexibilizem as trocas comerciais e o transporte de pessoas e bens.
A informação foi avançada por Carlos Mesquita, Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, esta quarta-feira, no Parlamento durante a sessão de perguntas ao Governo na Assembleia da República (AR), quando solicitado a esclarecer sobre os investimentos em curso e as perspectivas na área das estradas.
A via alternativa deverá ligar o distrito da Moamba, na província de Maputo a região de Espungabera, em Manica, e também será uma maneira de ter como ligar o país em situações extremas tal como a de cheias pela qual a EN1 tem passado.
O Executivo moçambicano também projecta uma outra estrada que deve ligar o distrito do Zumbo ao Índico, cujo estudo de viabilidade já está realizado, estando agora a decorrer, a busca de recursos necessários para a sua construção.
De: Custódio Persidónio Cossa