Moçambique e Tanzânia irão estabelecer uma ligação eléctrica combinada de 400 megawatts. O investimento deverá beneficiar os dois Estados, referiu o presidente do conselho de administração da Electricidade de Moçambique à margem da visita da Presidente da Tanzânia à Central Termoelétrica de Maputo.
“Temos estado a conversar com a Tanzânia no sentido de estabelecer uma linha de transmissão que vai ligar os dois países, tendo em conta os recursos naturais que detemos”.
“A ideia é fazer uma interligação de Toa Re, na Tanzânia, até Palma, em Moçambique”, avançou Marcelino Gildo Alberto, presidente do conselho de administração da Electricidade de Moçambique (EDM).
“Queremos estabelecer uma linha de 400 megawatts (mw). Já existe um memorando de entendimento entre os Governos e, neste momento, estamos realizando entre as empresas dos dois países, a EDM e TANESCO”, esclareceu Alberto.
Segundo a fonte o projecto já conta com dois milhões de dólares para a sua execução e deverá beneficiar as duas nações, de acordo com o presidente da EDM.
“Os tanzanianos poderão exportar a energia para cá, assim como nós poderemos para o país deles. A Tanzânia está ligada a outros países como Uganda e Quénia e poderemos conectar-nos com eles, através de um corredor de fornecimento de energia”, reiterou o PCA.
De: Francisco Jovo