MAMBAS APURADOS AO CHAN

A seleção nacional de Futebol, empatou sem abertura de contagem com a sua congénere do Malawi.

Com este resultado os Mambas conseguem apuramento ao CHAN-Argélia 2022 que vai decorrer no próximo ano no país já referido, mas não no presente ano e sim no próximo, devido a calendarização da FIFA decorrente do Mundial que irá realizar-se no fim do presente ano em Quatar.

Após o empate em Lilongwe, a uma bola (1-1), um empate sem golos, em casa, seria suficiente para garantir a qualificação dos “Mambas” ao Campeonato Africano das Nações destinado aos jogadores internos, o que eles conseguiram.

Numa partida realizada no estádio nacional do Zimpeto, marcada por um número considerável de adeptos, a destacar a bancada central sombra que estava muito bem preenchida, assim como as laterais diferentemente da central sol.

A respeito do esquadrão montado por Chiquinho Conde, houve algumas alterações com as entradas de Isac, Melque e João Bonde no onze inicial, em relação ao jogo da primeira mão em Lilongwe, para os lugares de Lau King, Telinho e Dário.

Sobre o jogo, o combinado nacional entrou com tudo, visando marcar cedo e foi o que a tentou fazer, criando diversas oportunidades, como a de João Bonde logo nos primeiros dois minutos que rematou por cima na sequência de uma arrancada de Nelson no lado direito, numa outra tentativa Isac de Carvalho aos cinco minutos teve uma grande oportunidade de abrir o activo ao aparecer no coração da área dos malawianos a rematar para o travessão.

Os visitantes conseguiram equilibrar o jogo ao promover algumas jogadas de perigo, junto da baliza de Ernan que mostrava-se seguro entre os postes.

No decorer da partida, concretamente aos 40 minutos, novamente, o capitão Isac teve uma excelente oportunidade, onde escapa entre os defesas da selecção do Malawi, e tenta fazer um “chapéu”, que só não deu certo pois a bola subiu um pouco mais do que previsto, ao sair por cima da baliza dos “flames”, e assim se foi ao descanso, com o empate a zero.

No regresso a segunda parte, depois do momento cultural que contou com a participação da cantora moçambicana Liloca, Chiquinho Conde promoveu duas mexidas, ao lançar Lau King e Telinho, para os lugares de Isac e Melque.

Quando eram jogados 62 minutos, Lau King, na sequência de um mau atraso de um dos defesas do Malawi, o avançado moçambicano não teve pontaria suficiente para acertar na baliza, ao rematar ao lado da baliza. Ao longo da partida, os “Mambas” geriram o resultado até ao apito final, garantindo assim a segunda participação de Moçambique num CHAN, depois da última participação em 2014 na vizinha Africa do Sul, com João Chissano no comando técnico. (Folhademaputo)

 

De: Custódio Persidónio Cossa

Relacionados

Leave a Comment