“Explosões poderosas tiveram lugar todo o dia [segunda-feira] e toda a noite na região de Kherson. Estão a decorrer combates intensos em quase todo o território da região”, acrescentando que as tropas ucranianas “lançaram acções ofensivas em várias direções”.
A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia já causou a fuga de quase 13 milhões de pessoas, mais de seis milhões de deslocados internos e quase sete milhões para os países vizinhos, isto segundo os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
A invasão russa é justificada por Vladimir Putin, Presidente russo, com a necessidade de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia, pelo que o país já foi condenado por parte da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções em todos os sectores, da banca à energia e ao desporto. (Noíciaaominuto)
De: Custódio Persidónio Cossa