O MPLA, é o vencedor das eleições nacionais de Angola, realizadas semana transacta, esta informação foi declarada pela comissão eleitoral de deste país africano, nesta segunda-feira, com esta vitória o Presidente João Lourenço ganha mais um mandato.
A comissão eleitoral deu ao Movimento Popular para a Libertação de Angola (MPLA) uma maioria de 51,17%, após a contagem de todos os votos , por outro lado, a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), obteve 43,95%, o seu melhor resultado de sempre.
De acordo com a agência de Notícias Reuters, menos de metade dos eleitores angolanos recenseados compareceram às eleições de quarta-feira, apesar de terem sido as mais disputadas até agora, vão estender a hegemonia do MPLA para além dos 50 anos depois da independência de Portugal em 1975.
Adalberto Costa Júnior, líder da UNITA, rejeitou os resultados, ao falar em discrepâncias entre a contagem da comissão e a do seu partido.
Este não reagiu imediatamente ao anúncio dos resultados finais.
Os analistas temem que qualquer disputa possa provocar protestos de rua em massa e possível violência no seio da juventude pobre e frustrada que votou em Costa Júnior.
O anúncio surgiu um dia após funeral do ex-líder angolano, José Eduardo dos Santos, que faleceu em Espanha no mês de Julho, pelo que a segurança na capital Luanda era apertada.
De: Custódio Persidónio Cossa