A escritora moçambicana, Paulina Chiziane, diz que é em nome da religião que as pessoas estão a ser mortas em Cabo Delgado, no norte do país.
Esta é mais uma voz que soa, em torno dos ataques que se agravaram na última semana. Numa palestra em que a escritora participou como oradora, Chiziane disse estar consternada, pois em nome de uma religião um povo está a ser massacrado, apontando que o que está a acontecer é a nova forma de colonização, que vem em nome da religião.
“Vejam o que está a acontecer, hoje, em nome de um ‘deus’ qualquer o nosso povo está a sucumbir por aí, são guerras que se pretendem religiosas mas que de religião não tem nada porque uma coisa é dizer que a nova colonização está em forma de religião e não em religião, que fique claro isso”.
Segundo a escritora, isso só sustenta uma afirmação sua, dita há mais de 10 anos e que fora crucificada: que a nova forma de colonização virá em nome da religião. Apesar de ter falado de Cabo Delgado, Chiziane, também mencionou outras zonas do país que aparentemente, estão em paz.
“No sul, ou a partir do rio Zambeze para cá, aparentemente as coisas estão tranquilas, mas não, em cada esquina temos uma igreja, cada uma com a sua ideologia, uma mais estranha do que a outra, se outra a penetração em África foi a a partir das armas e da religião, o passado regressou, o colonialismo está a chegar, abram os olhos”, alertou a doutora honoris causa.
Fonte Notícias