Arrancou hoje a sétima sessão do Parlamento infantil nacional, que tem lugar na sala magna da Assembleia da República, na cidade de Maputo.
Subordinada ao tema “O bem-estar da criança é nossa prioridade, hoje, amanhã e sempre”, a sessão de dois dias vai debater temas como uniões prematuras, violência nas escolas, tráfico de menores e, o que mais preocupa aos pequenos deputados, o consumo de drogas por crianças.
Quinho Caitano, presidente do Parlamento Infantil, exortou, durante a sessão de abertura, ao Governo, representado pelas ministras do Género, Criança e Acção Social, Nyelete Mondlane e da Justiça Assuntos constitucionais e Religiosos, Helena Kida, para que acolham as suas sugestões em prol da protecção da criança e seus direitos.
O evento que termina quarta-feira (23) conta com a presença de 113 deputados do Parlamento Infantil Nacional, e convidados oriundos de escolas públicas e privadas, orfanatos e organizações da sociedade civil.
O Parlamento Infantil é um mecanismo criado pelo Governo para garantir a inclusão das crianças na busca de soluções que as apoquentam, promovendo a liberdade de expressão e exteriorização dos seus pensamentos e desejos.
Fonte: (O País)