A delegação africana liderada pelo presidente da África do Sul encontra-se, este sábado, com o Presidente Vladimir Putin, em São Petersburgo. Ontem, Cyril Ramaphosa reuniu-se com o Presidente Volodymyr Zelensky que rejeitou qualquer compromisso de paz com Moscovo.
Os líderes africanos chegaram este sábado a São Petersburgo, no noroeste da Rússia, para um encontro com o presidente russo, Vladimir Putin, anunciaram as autoridades locais, citadas pela imprensa internacional.
A delegação de sete dirigentes viajou para a Rússia depois de ter estado na Ucrânia, onde se reuniu com o Presidente Volodymyr Zelensky, para tentar ajudar a pôr fim à guerra entre os dois países europeus.
A presidência sul-africana disse que Putin deverá receber Ramaphosa antes do encontro com a delegação.
“O Presidente Ramaphosa chegou a São Petersburgo (…), onde deverá manter conversações com o líder russo, Vladimir Putin, antes de uma reunião com todos os mediadores africanos”, disse a presidência no Twitter, segundo o Notícias ao Minuto.
Além de Ramaphosa, integram a delegação os presidentes das Comores, Azali Assoumani (atual presidente da União Africana), do Senegal, Macky Sall, e da Zâmbia, Hakainde Hichilema.
O primeiro-ministro do Egito, Mostafa Madbouly, também integra a delegação, que inclui ainda enviados da República do Congo e do Uganda.
Putin participou no Fórum Económico Internacional de São Petersburgo, durante o qual anunciou, na sexta-feira, a transferência das primeiras armas nucleares táticas russas para a Bielorrússia.
O Presidente sul-africano chefia a missão de paz africana e viaja acompanhado de outros chefes de Estado da Zâmbia, Comores, Congo, Egito, Senegal e Uganda.
Fonte : O Pais