O TRIBUNAL Judicial da Província de Tete emitiu, há dias, mandados de captura contra quatro indivíduos tidos como cabecilhas da mineração ilegal e poluição ambiental no posto administrativo de Mualadzi, distrito de Chifunde.
Segundo dados facultados pelas autoridades judiciais, o tribunal ordenou também o encerramento da referida mina e o arresto de diverso equipamento utilizado para o cometimento de crimes de natureza ambiental, com realce para a poluição dos rios que, consequentemente, afecta a prática da agricultura. Presentemente, decorre uma mega-operação no sentido de retirar os mais de 500 garimpeiros que operam na mina em causa, sendo que entre estes estão moçambicanos, tanzanianos, congoleses, malawianos e zimbabweanos.
O tribunal fala da ocorrência de tráfico de droga, branqueamento de capitais, imigração ilegal e contrabando de armas e explosivos. Nas detenções promovidas pelo tribunal em Abril último, os quatro indivíduos alvos de mandado de captura foram encontrados com duas armas de fogo sem registo legal.
Fonte: Noticias