Funcionários públicos insatisfeitos com a TSU em Maputo

Os Funcionários do aparelho Estado na cidade de Maputo mostram-se insatisfeitos com os ordenados, referentes a Tabela Salarial Única.

As reclamações surgem depois do Governo ter anunciado à 1 de Novembro, que volta de 81% dos funcionários públicos e agentes do estado, foram pagos.

Cacilda Uane, falando a Inforclassificados, disse que apesar da presente Tabela Salarial não lhe deixar satisfeita, ela anima-se por conta da entrada do salário na sua conta, apesar de não ter correspondido as suas expectativas “Já entrou, mas infelizmente não é aquilo que esperávamos. Por causa das expectativas, eu posso dizer que o Governo deixou muitas tabelas circularem, e apartir destas nós [funcionários públicos] criamos grandes expectativas, e quando veio a realidade, era outra coisa”.

Senhora Cacilda também refere que a nova Tabela não é melhor, pois não muda muito e que chega numa época em que os preços dos produtos no geral, vão subir “A tabela actual não é melhor, ‘já conheço o meu país’ com a implementação da nova Tabela Salarial Única, tudo vai subir. Na realidade, subiu mas não subiu, tudo está caro hoje em dia, praticamente não se fez grande coisa, é só mais um número” referiu.

A equipa da Inforclassificados, também, falou com o senhor Júlio Castigo Júlio, e para este a Tabela não é grande coisa, é todavia, boa, porque na tabela transacta, existia muita diferenciação salarial. Além disso, a nova vai servir para dar continuidade aos projectos que os funcionários públicos já tinham antigamente “É um gesto positivo, porque alguns funcionários tinham a necessidade de ser mexidos, porque houve muita diferença na tabela antiga, e com a nova, apesar de não ser grande coisa, algo vai melhorar nalgumas pessoas, pois este dinheiro não é para coisas banais, ele vem pra ajudar naquelas coisas que não conseguíamos fazer antigamente, como, dar continuidade as obras paradas” disse Júlio.

O pagamento com base na Tabela Salarial Única, “deu o seu pontapé de saída” no mês de Julho do corrente ano, abrangendo apenas os funcionários com ordenado mínimo de nível 1C, o que corresponde à 8,750 Meticais.

 

Por: Custódio Persidónio Cossa

Relacionados

Leave a Comment