O Absa Bank Moçambique e o Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas (IPEME), efectuaram um Workshop para divulgação do Mozyweb Startup, um projecto de desenvolvimento de conteúdo local particularmente desenhado para Jovens e Mulheres Empreendedores com foco nos sectores do Turismo, Manufactura, Agricultura, TIC, Saúde e Transporte.
Este é um projecto multissectorial, lançado no Hotel Avenida, a 23 de Agosto, para a prestação de assistência técnica e apoio financeiro visando facilitar o estabelecimento de ligações entre as PME e as grandes empresas, incluindo entidades governamentais e não governamentais promovendo o intercâmbio e as abordagens multissectoriais.
A colaboração entre o Absa e o IPEME foi concretizada através da assinatura de um memorando de entendimento, à margem do lançamento do MOZYWEB, num evento testemunhado por diversas personalidades, tal como Silvino Moreno, Ministro da Indústria e Comércio.
Aquando da colaboração, estas firmas vão apoiar a melhora de negócios virados à componente tecnológica e inovação, que tenham celebrado contratos de serviços com clientes âncora do Banco.
A ajuda consiste de igual modo em capacitar os jovens e mulheres empreendedores a captarem as oportunidades decorrentes da implementação de Mega-Projectos no País, sobretudo na área de petróleo e gás.
Esta parceria também vai, desencadear iniciativas direccionadas a impulsionar o empreendedorismo local, geração de emprego e renda, criando riqueza com vista a um desenvolvimento equilibrado e inclusivo das comunidades.
O Responsável pelo sector de Oil&Gas, no Absa Bank Moçambique, Hermano Juvane disse que as “PME desempenham um papel preponderante na dinamização da economia nacional, estamos todos a par do nosso actual cenário de desemprego que abarca principalmente os jovens e os grupos vulneráveis como as mulheres, pelo que, através deste projecto, estaremos, não apenas a contribuir para o enquadramento na arena de trabalho destes grupos através da geração de novos postos de emprego como também para a diversificação das ofertas no mercado de trabalho através de iniciativas sustentáveis e de relevo na sociedade.”
Por sua vez, César Mussagy, Coordenador do Projecto do Moz YWEB StartUp, sublinhou “estamos todos a par das correntes actuais de desenvolvimento que têm sido os ditames da actuação das PME, motivo pelo qual, desafiamos as nossas PME a investirem em inovações tecnológicas que revolucionam os modelos de negócio que o mercado assiste estimulando a eficiência, modernidade e o alto nível de produtividade.
À luz da sua estratégia de revitalização do sector empresarial, o Absa tem proporcionado pacotes especiais que estimulam e capitalizam o crescimento económico, pelo que, o apoio às PME se traduz numa linha de acção, num contexto macro, que visa contribuir significativamente para o desenvolvimento da classe empresarial em Moçambique. (MZnews)
De: Custódio Persidónio Cossa