A empresa de capitais nacionais, Super Boa Farm pretende investir cerca de 225 milhões de meticais para o plantio de cajueiros, em alto grau, no posto administrativo de Macuácua, distrito de Mandlakazi.
Segundo o jornal Notícias, o projecto encontra-se na fase pilote e estão disponíveis cerca de mil hectares, sendo que a próxima fase, que se espera seja implementada nos próximos meses, serão cultivados mais seis mil, totalizando sete mil.
Expecta-se que a consumação do grande projecto venha aumentar o rendimento da população, assim como a disponibilidade da matéria-prima para alimentar as fábricas de processamento da província, conforme alega Almeida Guilume, porta-voz da IX Sessão Ordinária do Conselho Executivo Provincial (CEP).
A fonte evidencia que, o projecto permitirá a criação de novas oportunidades de negócio para micro e pequenas empresas, bem como para a criação de 30 empregos fixos e 110 sazonais, com prioridade para mulheres deste posto administrativo.
“É um projecto com boas perspectivas. A mão-de-obra local irá beneficiar de capacitação técnica para garantir vitalidade do mesmo.
Todavia há um pacote de incentivo à multiplicação dos cajueiros, em que se pretende atribuir 100 mudas a cada família”, disse.
De acordo com a mesma fonte, a empresa poderá apoiar, à luz do projecto, no melhoramento de vias de acesso, abertura de furos de abastecimento de água, expansão de energia eléctrica e em estágios pré-profissionais para mulheres e jovens locais.
Conforme o porta-voz a produção de castanha de caju é a disputa do actual executivo de Gaza para a diversificação da economia local, com vários projectos de fomento da cultura em curso em vários distritos da província.