A Embaixadora da Ucrânia em Moçambique anunciou, a existência de espaço para a exportação de cereais e outros produtos para Maputo, durante uma conversa que manteve com o primeiro vice-Presidente da Assembleia da República, Hélder Injojo.
“A Ucrânia não é apenas o maior exportador de cereais, nós somos os maiores exportadores de óleo de girassol no mundo”, disse ……… frisando que, no seu país, “as oportunidades sempre existiram”.
Para a responsável, a agressão russa demonstrou para todos os continentes e países, “em especial Moçambique, o quão a Ucrânia é importante para a segurança alimentar em África”, que foi um dos temas do encontro.
Falando sobre o conflito russo-ucraniano, o porta-voz do encontro disse que foi encorajada a posição de Moçambique para o alcance da paz entre as partes envolvidas.
“O vice-Presidente lamentou a situação prevalecente na Ucrânia de perdas de visa e destruição de infraestruturas e apelou que as duas partes [Rússia e Ucrânia] encontrassem um solução pacifica através do dialogo” disse Oriel Chemane.
De: Francisco Jovo