Filipe Nyusi, guia hoje, quinta-feira, na cidade de Maputo, a sessão de abertura do encontro regional de Combate ao Terrorismo, Extremismo Violento e Financiamento ao Terrorismo.
De acordo com um comunicado de imprensa, farão parte do evento os Ministérios Públicos e Polícias de Investigação Criminal dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Durante a reunião, a ter lugar nas instalações da Procuradoria-Geral da República, serão partilhadas reflexões e experiências sobre a investigação criminal no contexto do terrorismo, boas práticas de cooperação jurídica e judiciária para o combate ao fenómeno.
Igualmente, será apresentada a pertinência da concepção e adopção de um formulário electrónico para acelerar os pedidos de cooperação jurídica e judiciária para o combate da criminalidade organizada e trans-nacional na região da SADC.
O evento contará com a presença, para além de Moçambique, de 15 (quinze) países, designadamente: África do Sul, Angola, Botswana, Congo, Eswatini, Lesotho, Malawi, Namíbia, Nigéria, Quénia, Ruanda, Tanzânia, Uganda, Zâmbia e Zimbabwe.
De: Francisco Jovo